O Blog da Junça

2013 - ....
coordination and design Samuel Pinto          contents Samuel Pinto, Marta Alves, André Pinto and Silvia Ramos            www.junca.tumblr.com


"A Junça é uma aldeia do Concelho de Almeida, distrito da Guarda, que como a generalidade das aldeias portuguesas do interior, excessivamente dependentes da economia rural e da agricultura de subsistência, conheceu desde meados do século passado o fenómeno massivo da emigração. A proximidade com Espanha, a uns escassos oito quilómetros de distância, que alimentaria por algum tempo a actividade marginal do contrabando serviria, logo depois, de porta de saída a sucessivas gerações de jovens que encontraram numa Europa progressista e na América Latina uma inevitável alternativa a um destino certo de incerteza, e na fronteira o desejo para sempre adiado de um dia voltar.

Décadas de emigração que se resumem de modo mais evidente numa perda irreversível de habitantes, num envelhecimento generalizado da população e num abandono massivo da terra, mas também de forma sub-reptícia no desaparecimento dos lugares de representação colectiva, da memória histórica e pessoal de um espaço geográfico e das suas gentes. Com os mais velhos morrem também os aspectos particulares que sustentam a relação singular que uma pessoa mantém com o sítio geográfico a que chama “casa”, que é também o lugar intransmissível onde se dispõem os afectos de uma infância que o esquecimento ameaça transformar num arquipélago, como se à emigração geográfica se seguisse inevitavelmente uma circunstância de isolamento/esvaziamento emocional.

Deste mesmo sentimento intransmissível se faz o mês de Agosto, arquétipo da saudade portuguesa, que devolve às origens os fragmentos de um passado disperso, alimentando por breves instantes a esperança de uma aldeia de novo completa. O mesmo sentimento que alimenta este blog, lugar virtual de encontro dessa Junça perdida pelo, e para, o mundo, e simultaneamente tão ávida de se encontrar.

www.junca.tumblr.com encontra nesse desejo ininterrupto a oportunidade de inverter um ciclo, ao ir buscar à própria “patine” deixada pelo tempo nas pedras, ou ao baú das recordações dos mais velhos os objectos e vivências de outrora, para dar a conhecer aos que nunca conheceram e recordar aos que já esqueceram a sua identidade ancestral. Aqui se pretende despertar os olhares mais e menos atentos e informar sobre um legado secular que é de todos, e que de tão antigo, por vezes, tendemos a menosprezar, mas que todos temos a obrigação de preservar sob pena de esquecermos o próprio nome."



www.junca.tumblr.com





O BLOG DA JUNÇA - Revista Cultural, nº I, Dezembro 2012 - Janeiro 2013.   

view on issuu


O BLOG DA JUNÇA - Revista Cultural, nº II, Fevereiro 2013 - Março 2013.      

view on issuu





01
02
03
04
05
06
07
HOME   -   ABOUT   -   WORK   -   CONTACT                                                          FURNITURE STORE